sexta-feira, 25 de novembro de 2011

RBS TV: reforma e um novo ambiente de trabalho projetados pelo OSA

A RBS TV Blumenau está em reformas. O escritório Osvaldo Segundo Arquitetos Associados é o responsável pela nova estrutura da sede que abriga os estúdios da RBS TV e da Rádio Atlântida.

A primeira etapa do projeto foi o diagnóstico. A equipe criou um caderno de avaliação onde todas as salas, paredes e espaços foram catalogados para que pudessem ser estudados e para que, no projeto, recebessem a intervenção mais adequada.

Mas de nada adianta criarmos um ambiente que não seja funcional, certo? Pois bem. A etapa seguinte foi entender as necessidades e as expectativas dos que trabalham na empresa. Para isso, foram feitas reuniões com cada equipe e, a partir do entendimento do escritório, foi apresentada a primeira proposta.


Depois de algumas conversas e da reorganização dos fluxos e posicionamentos das equipes de trabalho, a equipe chegou a um resultado que agradou a todos.

Uma das mudanças foi a integração de muitos ambientes que antes tinham um layout ultrapassado.

Um melhor aproveitamento da luz natural e a readequação da iluminação também foram preocupações do projeto, que inseriu na estrutura banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais. A fachada também foi alterada.

O planejamento indica que todo o projeto será entregue até o final do ano. A complexidade da obra – realizada em um edifício antigo – é mais um ponto a ser destacado.


Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - OSA

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Na mídia: Ver Mais e TVL Comunidade

No dia 21 de novembro foi ao ar a conversa entre Susan Germer e Fernando Vargas. O assunto da matéria exibida no Ver Mais (Ric Record) foi a utilização de móveis antigos e usados nas decorações contemporâneas.


Já a conversa com Rodrigo Vieira, do programa TVL Comunidade, foi com Osvaldo Segundo. O tema foi a economia que pode ser feita em obras de construção em reforma, levando-se em consideração o planejamento das ações.

Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - OSA

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Arquiteto do escritório OSA participa de workshop com grandes nomes brasileiros de design





Atualizar e aprender são dois verbos que não podem sair do vocabulário de um escritório de arquitetura. E os profissionais do Osvaldo Segundo Arquitetos Associados sabem bem disso. Fernando Vargas participou no sábado (19) de um workshop promovido pela Orbitato. Neste post, você confere as opiniões do arquiteto sobre o Diálogos criativos: criatividade e cotidiano.

Carlos Perrone
“Ele abordou o sentido do design, o porquê. Mesmo que a palestra tenha sido essencialmente técnica, foi muito boa e extremamente produtiva”.

Ronaldo Fraga
“Foi uma conversa mais informal e com muito conteúdo. Através das exibições de trechos de desfiles, o Ronaldo conseguiu nos mostrar a relação entre o design e a identidade brasileira que ele apresenta nas suas coleções. Esta linha que pode ser seguida também na arquitetura: agregar valor ao produto através do conteúdo, da pesquisa e do contexto trabalhado dele. Com isso, ele estimula também o consumo sustentável e sugere que as pessoas consumam melhor e menos”.

Marcelo Rosembaum
“O foco da palestra foi o trabalho dele como uma intervenção social e pública. Ele contextualizou o design dentro deste prática. Falou de três projetos em que ele se envolveu e como o design mudou a vida de algumas comunidades. E, dentro disso, falou também sobre como aliar elementos brasileiros do design vendido por brasileiros e em como este valor agregado da brasilidade consegue promover uma relação interclasses no Brasil”.



Fonte: Melz Assessoria de imprensa - OSA