quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O nosso orgulho

Este ano foi de muito trabalho e de muitas conquistas aqui no OSA. Foram projetos pensados e executados com toda a nossa dedicação para que os mais de 50 clientes atendidos tivessem projetos únicos e idéias inteiramente dedicadas a eles. Mais do que isso, fizemos projetos dos quais nos orgulhamos muito. 

 Muito obrigado por confiar e acompanhar o nosso trabalho em 2011. E 2012, voltamos com mais idéias e soluções criativas para que todos tenhamos orgulho dos espaços onde estamos.

 O OSA está em férias coletivas de 22 de dezembro até 8 de janeiro. 

Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - OSA

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Formação além da sala de aula: as experiências de um profissional de arquitetura

Se você faz ou está pensando em fazer um curso de arquitetura, deve se perguntar: afinal de contas, quais são as experiências mais importantes para a minha formação profissional? “Todos sabemos que o conhecimento técnico pode, sim, ser aprendido na sala de aula. Mas acho que também é importante que as pessoas saibam que fora do ambiente acadêmico, há experiências que enriquecem muito o dia-a-dia trabalhando com arquitetura”, explica Osvaldo Segundo.

Pegamos a carreira do arquiteto Osvaldo Segundo como exemplo. Ainda durante a graduação, Osvaldo passou por quatro estágios importantes. O primeiro na área de pré-moldados, depois em projetos comerciais e na Prefeitura Municipal de Blumenau. Por fim, o estágio em um escritório de arquitetura. “Acho que os estágios são épocas importantes de muita dedicação e de experimentar vários segmentos para, então, escolher qual vai ser o futuro profissional”, afirma.

 Logo depois da graduação, o arquiteto abriu um escritório com dois colegas de faculdade. Mas não parou de estudar. Começou imediatamente uma pós-graduação e, logo depois do término desta etapa, partiu para um novo desafio: inverter os papéis e lecionar, juntamente com o escritório de projetos.

Neste meio tempo, houve outra questão fundamental para a formação de Osvaldo, que acompanhou a execução de obras em todo o processo – do projeto à obra, dos móveis à finalização. Nesta etapa, segundo ele, há um aprendizado muito grande sobre os processos envolvidos na concepção de uma edificação. O arquiteto também fez um MBA, para aprender mais sobre gestão e, com isso, conseguir entender a realidade dos clientes que atendia e que atende até hoje. Ainda pensando em entender as prioridades de um cliente do escritório, abriu uma incorporadora. Desde o início de sua formação, Osvaldo aposta em atualização constante. “Não falo apenas em cursos e palestras. Estar atualizado é também ser um consumidor de informação sobre arquitetura. A pesquisa é fundamental. E as ferramentas para isso são as mais diversas: de livros a revistas, passando pela internet e pelas redes sociais”, diz o profissional.

As viagens também fazem parte do calendário de um arquiteto. “Sempre que você ver em algum lugar uma pessoa observando o horizonte ou edificações com muita atenção, vale a hipótese de ser um profissional de arquitetura fazendo uma pesquisa”, brinca.

 A última experiência importante na formação de Osvaldo foi viver em um ambiente que ele mesmo projetou. “Acredito que faça parte também da formação de um profissional. Só estando nestes ambientes conseguimos pensar no que poderíamos ter feito diferente, o que pode exigir maior cuidado”, finaliza.

Clique aqui para ver o porfólio do Osvaldo Segundo Arquitetos Associados.

Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - OSA

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Escadas: você nunca sabe quando elas podem salvar sua vida

Mesmo que passem quase despercebidas no nosso dia-a-dia, em algum momento sua vida pode depender delas. As escadas são elementos obrigatórios e muito importantes para diversos tipos de edificações. No caso de qualquer problema, é fundamental que as pessoas possam ter acesso fácil e seguro ao ambiente externo e é esse o papel delas. Para que você tenha todas as informações sobre O tipo e número de escadas para cada tipo de edificação acesse a Instrução Normativa do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina clique aqui.

A arquiteta Aliessa Sabadin, do Osvaldo Segundo Arquitetos Associados, explica que todas as escadas, independentemente do tipo no qual se encaixam, precisam ter degraus e patamares revestidos por materiais incombustíveis e antiderrapantes. “Elas também precisam ter corrimãos contínuos nos dois lados e um guarda-corpo com alguma mínima de 1,10m”, completa.

“Questões de acessibilidade encontradas na NBR 9050 também precisam estar contempladas nos projetos das escadas. Quando as rotas de fuga incorporarem escadas de emergência, por exemplo, devem ser previstas áreas de resgate com espaço reservado e demarcado para o posicionamento de pessoas de cadeiras de rodas”, saliente a arquiteta.

Aliessa explica quais são os tipos de escadas para cada edificação.

Escada comum (E)
Devem ser construídas em concreto armado ou material de equivalente resistência ao fogo (cerca de duas horas). São admitidos degraus e leque.


Escada Protegida (EP)
Devem ser construídas por paredes resistentes ao fogo por no mínimo duas horas ou a escada deve estar situada em paredes cegas, que não possuam risco de ser atingidas por uma fonte de calor. Devem ter portas resistentes ao fogo por no mínimo 30 minutos e possuir janelas com ventilação permanente, abrindo para o espaço livre exterior ou dutos de ventilação. Não são permitidos degraus em leque.


Escada Enclausurada (EE)
Devem iniciar no último pavimento útil e acabar no pavimento de descarga, mantendo continuidade de enclausuramento até a saída, se ela tiver a maior distância que quatro metros da escada. As paredes devem ser resistentes por duas horas e necessita de ante-câmara ventilada por dutos de entrada de ar. As portas de acesso devem ser do tipo corta-fogo e também não admitidos degraus em leque.


Escada Enclausurada a Prova de Fumaça (EEP)
Devem iniciar no último pavimento útil e acabar no pavimento de descarga, mantendo continuidade de enclausuramento até a saída, se esta tiver a maior distância que quatro metros da escada. As paredes devem ser resistentes por quatro horas e necessita de ante-câmara ventilada por dutos de entrada e saída de ar.

Nas edificações com mais de 20 pavimentos, deverá existir ainda pelo menos um elevador de emergência que possua parede resistente ao fogo por 4 horas. Este elevador deve ter abertura para dentro da ante-câmara.


Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - OSA

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Como escolher o profissional que vai projetar um lugar importante para você?

Dia 11 de dezembro foi o dia do arquiteto. E ainda no clima desta data tão importante, perguntamos: o que levar em consideração na hora de contratar um arquiteto? Osvaldo Segundo, arquiteto, explica que são muitas as variáveis, mas que a primeira coisa importante é não considerar apenas os valores. “Se colocarmos na ponta do lápis o custo de uma obra ou dos móveis, o valor do profissional é totalmente viável. A simples concepção arquitetônica ou a definição de um material ou móvel pode justificar este investimento inicial em projetos. Basta conversar com quem já executou uma obra para comprar esta conta”, diz.

Por isso, antes de qualquer coisa, ele indica buscar por profissionais que dêem segurança e demonstrem comprometimento com aquele projeto. “Também é fundamental conhecer o portfólio do profissional e quem são os seus atuais clientes”, explica Osvaldo. “Conversar com alguém que tenha sido recentemente atendido por ele é sempre interessante”.

Outra indicação de Osvaldo é perceber se o arquiteto ou o escritório buscam atualizações profissionais. “Viagens e atualizações são bastante importantes. Algumas das novidades que foram lançadas, um móvel ou material ou, ainda, tendência para ambientes, casas e edifícios podem ser perfeitos para o seu projeto”, afirma.

Também é importante perceber a disponibilidade do arquiteto para o desenvolvimento do projeto e para o atendimento. “De nada adianta ser um escritório que tem um bom portfólio e um bom valor se naquele momento não tem condições de dar atenção às suas necessidades”.

Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - OSA

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Jazz no nome e nos ambientes

A Vasselai Incorporações está a todo vapor com as obras do Jazz. E entre as novidades está o cubo de vidro: um espaço com uma vista privilegiada onde os moradores e seus convidados poderão passar momentos de lazer e divertimento. Em novembro, uma ação da Vasselai Incorporações nas obras do Cubo, reuniu música, pintura, fotografia, tapeçaria, design e arquitetura. Tudo foi registrado pela Firmorama. Confiram as imagens abaixo e não deixem de ver o vídeo.



Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - OSA

Na mídia: revista Alto Padrão

A capa denuncia: na edição de novembro da revista Alto Padrão, você descobre que menos pode ser mais. É o minimalismo no apartamento Manhattan, projetado pelo escritório Osvaldo Segundo Arquitetos Associados. Abaixo, a capa da revista.



Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - OSA


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Compatibilização: a arquiteta Aliessa Sabadin participa de curso e explica a importância do processo

O nome parece complicado, mas, acredite, pode reduzir o valor da sua obra com retrabalhos, matérias-primas e correções. Compatibilização foi o tema de um curso realizado em Florianópolis (SC) que teve como participante a arquiteta Aliessa Sabadin. Ela explica que a compatibilização nada mais é do que o estudo técnico de todos os projetos envolvidos numa obra para evitar falhas e desperdícios.

Um exemplo clássico de falta de compatibilização é a colocação de tomadas onde está previsto um móvel, ou então a torneira planejada para um lugar distante de onde vai ser a pia. Segundo Adriano Scarabelot, ministrante do curso, “a compatibilização é o elo perdido entre a arquitetura e a engenharia na maioria dos projetos, perpetuando o desperdício de mão-de-obra e de materiais e aumentando os custos dos empreendimentos”.


A incompatibilidade é causada, principalmente, pela falta de comunicação entre os diversos profissionais envolvidos com as etapas do projeto. Veja alguns números que podem ser evitados com um projeto correto de compatibilização:

• 70% dos problemas da obra estão na fase do projeto;
• 50% dos problemas das edificações concluídas também aconteceram no desenvolvimento do projeto.

Exemplo de falta de compatibilização entre os projetos.

Evitar o desperdício, deixar os projetos ainda mais bonitos e garantir que as edificações atendam as expectativas dos clientes. É pensando nestes aspectos que o escritório OSA participa de constantes atualizações sobre compatibilização.

Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - OSA

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Na mídia: Decorar Mais por Menos, RBS TV, Pense Imóveis e Show SC

Chegou às bancas ontem a 13ª edição da revista Decorar Mais por Menos. A publicação da Editora Escala traz na seção Cartão de Visitas um projeto assinado pelo Osvaldo Segundo Arquitetos Associados.

No dia 29 de novembro foi dia do café. E o arquiteto Osvaldo Segundo conversou com a equipe da RBS TV Blumenau no escritório onde tem vários tipos de café para receber clientes e parceiros. Clique aqui para ver a matéria na íntegra.



Maior portal de imóveis do Sul do Brasil, o Pense Imóveis destacou o minimalismo do Manhattan. A matéria ficou em destaque no dia 12 de novembro.



A revista Show SC também destacou o Manhattan. Na segunda edição da revista, a página de arquitetura foi dedicada ao projeto assinado pelo Osvaldo Segundo Arquitetos Associados.

Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - OSA