quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Na mídia: Ver Mais e Tie Break

No Ver Mais de ontem, dia 15 de fevereiro, uma matéria mostrou um projeto desenvolvido pelo Osvaldo Segundo Arquitetos Associados. A matéria mostra os espaços que foram pensados conforme a rotina da família, que adora receber pessoas. O entrevistado foi Miro de Oliveira, arquiteto do escritório.


Na revista Tie Break de fevereiro, o arquiteto Osvaldo Segundo é o entrevistado do Perfil. Ele fala de arquitetura, da sua vida pessoal e conta algumas história da profissão. 


Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - OSA

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Para não fazer feio em 2012: as tendências em decoração de ambientes

Cada vez mais, personalidade parece ser a palavra ideal para definir o conceito de decoração de interiores. Afinal, quem é que não quer morar em uma casa ou em um apartamento que reúna as cores, as formas e os objetos que vão de acordo com seu gosto pessoal? Renovar os ambientes do lar pode ser uma ótima saída para torná-los mais aconchegantes, por exemplo. As tendências para os próximos meses vão desde tipos de texturas até novidades em pisos, e podem ser aplicadas sem muita demora ou dor de cabeça.

O arquiteto Osvaldo Segundo diz que a integração de espaços costuma ser um dos pontos de partida dos projetos. De acordo com ele, essa mudança é feita principalmente para economizar espaço. “Os cômodos mais aproveitados são a cozinha e o living, que a família utiliza para festas e jantares informais”, explica. “Para não abrir mão da privacidade, a dica é optar por portas de correr. Elas unem e isolam ambientes contíguos sem roubar espaço e ainda podem virar destaque na decoração”, inclusive existem sistemas que abrem e fecham grandes vão sem a necessidade de trilhos no piso, destaca o arquiteto.

Em se tratando de materiais, o bambu é um dos destaques da vez. Para dar um ar rústico à decoração, ele entra no lugar da madeira e é usado em pisos e móveis. “Além de tudo isso, é um recurso renovável”, salienta Osvaldo. O couro continua em alta em sofás e poltronas elegantes. Padrões marcantes para almofadas, cortinas e papéis de parede também chegam com tudo. “O ideal é que os móveis sejam em cores neutras. Assim, fica mais fácil variar na decoração: é só trocar os acessórios do ambiente”, indica.

Outra dica é utilizar uma peça mais focada em design, que se destaque. “Geralmente propomos opções que vão desde peças contemporâneas até clássicas. O morador escolhe a que ele mais se identifica para a casa dele”, explica Osvaldo. O arquiteto comenta que, neste caso, para mudar todo o ambiente, basta investir em uma nova peça diferenciada e a atmosfera é outra.

Inverno mais colorido
Com a aproximação da época mais fria do ano, fica a dúvida: quais são as cores que devem fazer sucesso no inverno? Além dos tons neutros (branco, nude, bege), o amarelo-limão, o azul escuro, o verde e o vermelho brilhante entram em cena em 2012.

Mas é preciso saber usá-los com moderação, para não poluir o ambiente. “Não é indicado pintar todo o cômodo com uma cor vibrante. Nesse caso, opte pelo tom em uma só parede ou apenas em um móvel de destaque para dar charme ao local sem exagerar na dose”, diz Osvaldo. “A regra geral para decorar qualquer canto da casa é bem simples: aposte no básico para as peças maiores e deixe as cores para os detalhes. A graça de qualquer ambiente está na personalização”, finaliza.

A força do branco e dos temas
Apesar da força de um inverno mais colorido, Osvaldo diz que as principais revistas de decoração do mundo apostam também nos ambiente brancos. “E, na prática, há muitos clientes que optam por esse tipo de decoração”, afirma.

Materiais inusitados como chapas metálicas, madeira de tapume e peças antigas também são boas pedidas para os ambientes temáticos, outra tendência que veio para ficar.



Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - OSA

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Estação Lancaster: moda, design e inovação no espaço criado pelo OSA

Imagine a possibilidade de dar sugestões sobre o local onde você trabalha. Também poder participar das decisões e alterações nos projetos apresentados. Estes foram dois fatores muito importantes do desenvolvimento do projeto da Estação Lancaster, de Blumenau (SC). O espaço já recebeu alguns eventos e repercutiu muito no mundo da moda.


 
 

Osvaldo Segundo explica que o projeto surgiu da vontade da Lancaster de ter um ambiente que inspira a criatividade no seu mais amplo significado. “A idéia era transmitir o estilo da empresa em um ambiente que de liberdade, amplitude, iluminado e descontraído. Era poder dar ainda mais condições de atendimento aos seus clientes e de que a equipe de designers pudessem criar”, explica.

"Fizemos uma pesquisa para transformar a Estação Lancaster em referência neste tipo de ambiente. O processo de projeto foi totalmente colaborativo e o ambiente final permite que as pessoas possam alimentar os espaços com suas próprias idéias, seja no revestimento de uma parede, numa peça de decoração ou em um sofá que pode se desconstruir em vários e trocar de lugar. O espaço se torna dinâmico", finaliza o arquiteto.


Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - OSA