sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Harry Bertoia: um artista completo

Harry Bertoia nasceu na Itália, Udine, posteriormente emigrou com sua família para a América em 1930. Graduou-se na Cass Techinical High School em 1936, em Detroit e entre 1937 a 1939 estudou na Cranbrook Academy of Arts, onde também trabalhou como escultor e professor. Foi um artista completo: escultor, arquiteto e designer.

Trabalhou com Charles e Ray Eames na Evans product Company desenvolvendo técnicas para moldagem em madeira compensada. Depois da Guerra trabalhou por um curto período na Eameses' Plyformed Products Company, em Venice, Califórnia. Foi convidado pelos fundadores da Knoll Associates para trabalhar como designer.

Sua famosa e inovadora linha de cadeiras Bertoia, projetadas para a Knoll International em 1951, foid esenvolvida em um estúdio onde se estudava a flexibilidade do aço e sua capacidade de uso como matéria-prima para a produção moveleira. As cadeiras Bertoia renderam-lhe bons lucros o que lhe possibilitou dedicar-se mais a carreira de escultor. Harry Bertoia faleceu no dia 06 de novembro de 1978. Foi um excelente profissional em todas as áreas em que trabalhou.(Fonte:http://www.desmobilia.com.br/)



Nenhum comentário:

Postar um comentário