terça-feira, 13 de novembro de 2012

Museu Casa Enzo Ferrari


Apaixonados por carro e arquitetura têm passagem obrigatória pelo Museu Casa Enzo Ferrari, na cidade italiana de Módena. É um dos projetos que inspiram os nossos projetos.

O espaço de cinco mil metros – na cor amarela, usada como fundo do símbolo da marca - foi projetado pelo arquiteto Jan Kaplicky ao lado da casa onde viveu por muitos anos o fundador Enzo Ferrari (1898-1988).

Para Osvaldo Segundo, que visitou o Museu da Ferrari em abril deste ano, o mais interessante é a relação do novo projeto com o edifício antigo. “Analisando pela área externa, o edifício novo, com forma orgânica e cobertura metálica amarela e muito vidro, se destaca em relação ao edifício antigo, em tijolos aparentes. Analisando a partir do interior, o piso do prédio novo fica abaixo do solo e a abertura de vidro está estrategicamente posicionada para apreciar a edificação antiga, que fica em um plano mais alto como em uma acrópole, reverenciando-a”, destaca o arquiteto.

Entre os detalhes do museu está o telhado do prédio novo. Ele tem a forma de uma concha de alumínio recortado, o mesmo que é usado nos automóveis e possui recortes que imitam as entradas de ar do capô traseiro de alguns modelos da Ferrari. O formato arquitetônico permite ainda a utilização de energia geotérmica, gerada pelo calor da terra.

“O interior dos dois edifícios é muito puro, expressando sua complexidade pela simplicidade. No edifício antigo, toda a história da Ferrari é contada com muitos objetos, vídeos, sons e logos. No edifício novo, os carros que fizeram a história da marca ficam em destaque dentro de uma composição com o edifício e sua relação com o exterior”, relembra Segundo.

Site oficial: www.museocasaenzoferrari.it









Fonte: Melz Assessoria de Imprensa - OSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário