terça-feira, 21 de junho de 2011

Projetos que inspiram nossos projetos – Hotel Martinspark e PanoramaRestaurant

Em abril deste ano, o arquiteto Osvaldo Segundo esteve em Milão (Itália) e em Dornbirn (Áustria) visitando alguns projetos e participando de eventos do setor de arquitetura. Esta viagem vai ser um prato cheio para a seção Projetos que inspiram os nossos projetos. Para começar, ele comentou sobre dois empreendimentos que chamaram a atenção nas regiões.

O primeiro foi o Hotel Martinspark, na Áustria. Segundo diz que a arquitetura do hotel é caracterizada pelo volume surpreendente do restaurante, que tem revestimento em cobre e uma forma mais orgânica. “Outro destaque é o paisagismo a frente do empreendimento, que tem apenas pedras e poucas árvores. É um espaço minimalista que chega a dar uma sensação de árido”, comenta. Ele ressalta que tudo isso, é claro, dentro de uma proporção que agrada o olhar: o edifício horizontal do hotel, o volume do restaurante e as pedras e árvores que compõe a área externa. “Um elemento respeita o outro”, destaca o arquiteto.

Outro destaque fica no saguão do Hotel Martinspark. “Poderia até ser classificado de conservador, não fosse a intervenção de um enorme balde. A água pinga do teto e enche o recipiente, numa releitura de fonte dos desejos”, descreve Osvaldo Segundo, que acrescenta que, não bastasse a surpresa de encontrar este balde, ele ainda é cor-de-rosa. “É praticamente surreal”, conclui.

Algumas imagens para que você possa conferir:


Outro projeto que chamou a atenção do arquiteto foi o Panorama Restaurant. Localizado em cima de um morro, o acesso a ele é só através de um bondinho. “De lá é possível ver o lago de Constança, que faz divisa com Alemanha, Áustria e Suíça, além da vista para os Alpes”, lembra Segundo.

“A estrutura, erguida ao lado de uma edificação histórica, se destaca pelo sistema construtivo metálico, respeitando a edificação anterior definindo claramente as duas épocas. Se destaca na paisagem da mesma forma que parece respeitá-la. Se debruça sobre o penhasco, dando sensação de inquietude. Quando se está fora do ambiente, o restaurante é um elemento marcante, quando se está dentro a paisagem é a protagonista”, finaliza Segundo.

Para terminar bem esta terça-feira e inspirar os projetos que nos esperam na quarta, mais algumas imagens:


Fonte: Melz Comunicação | Assessoria de imprensa - OSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário