quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Uma verdadeira obra de arte

“Milão muda o nosso olhar sobre o nosso próprio trabalho. Visitar uma estrutura como essa nos faz voltar de lá renovados e cheios de novas idéias”. (Osvaldo Segundo)

O criador da fábrica da Ferrari, na Itália, do Centro da Paz, em Israel e de projetos sob medida para Giorgio Armani e Alessi é uma das grandes fontes de inspiração para os profissionais que atuam no escritório de arquitetura Osvaldo Segundo. É de Massimiliano Fuksas, um dos mais renomados arquitetos da atualidade, o tema do nosso Projetos que inspiram nossos projetos dessa semana.

A cidade de Milão, na Itália, recebe todo ano a maior feira de mobiliário e design do mundo. Muitos profissionais do setor lotam os corredores do centro de convenções onde é realizada a feira e que tem uma estrutura cerca de 15 vezes maior do que o Anhembi de São Paulo. A Fiera Di Milano, local que abriga esse evento, é de longe, o maior projeto que Massimiliano Fuksas desenvolveu. Mede 1,4 milhões de metros quadrados e foi construído em apenas 27 meses.

A característica arquitetônica mais interessante do complexo é o passeio urbano central. Possui 1,5km coberto por uma abóbada em vidro dinâmica que flui sobre as escadas rolantes em padrões que fazem lembrar nuvens ou tornados. Para o arquiteto Osvaldo Segundo, Massimiliano Fuksas foi brilhante, praticamente reinventando a ideia dos parques de diversões, e acima de tudo, acrescentando um toque pessoal e artístico. “Existe um pouco de resgate às formas orgânicas, e, portanto, muita ousadia na criação. Há uma linha muito tênue entre a obra dele e uma verdadeira obra de arte”, admite o profissional. E complementa que além do lugar ser lindo, Fuksas pensou em todas as necessidades para exposições de larga escala. “Um bom profissional não pensa apenas no design, mas também na funcionalidade. Ele soube unir com genialidade essas duas coisas”, finaliza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário