segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Simplicidade elegante

Falamos por aqui há pouco tempo sobre arquitetura minimalista. Recentemente o escritório Osvaldo Segundo entregou, em Blumenau, um projeto totalmente inspirado nesse estilo. De acordo com Osvaldo, a ideia geral foi integrar todos os ambientes - sacada, home theater, living, sala de jantar e bar/churrasqueira. “O intuito da proprietária era garantir que toda a família passasse mais tempo junto, mesmo que cada um estivesse fazendo uma atividade diferente. E foi isso que conseguimos garantir para o ambiente, que proporciona atmosfera fresca, natural e aconchegante”, explica.


No apartamento, de cerca de 250 m², a característica principal da decoração é que os próprios móveis cumprem esse papel. O branco e o preto criam uma unidade entre os espaços tornando tudo muito leve e clean.




De todos os pontos do local é possível ver o móvel com a coleção de miniaturas de carros, verdadeira paixão do proprietário.




No home theater a parede preta garante mais foco para as imagens. Os móveis com linhas retas foram escolhidos para não competir com a poltrona Lounge Chair, criada por Charles Eames, em 1956. Os espelhos, além de darem a sensação de mais espaço, servem para refletir a Ponte dos Arcos, um dos cartões postais da cidade.




No living, o móvel serve para leitura ou como espaço para as crianças brincarem. O casal tem quatro netos e o lugar é ótimo quando recebem a visita das crianças. Já a mesa serve como apoio para o notebook ou para qualquer tipo de confraternização entre amigos.




Na sala de jantar, a mesa preta em laca, com vidro para não danificar o material, serve como uma espécie de separação dos ambientes. A iluminação proposta é com lâmpadas AR70, que deixa os elementos postos sobre a mesa mais bonitos. A proximidade com a cozinha garante que o móvel seja usado nas três refeições do dia. O espelho da sala de jantar esconde a cristaleira. O arquiteto explica que houve uma preocupação em não deixar nenhum ponto da casa sem uso.




O bar churrasqueira possui uma bancada em silestone. A churrasqueira a gás garante o churrasco do final de semana sem o cheiro ruim da fumaça. O hack ganha uma versão retro com os pés em diagonal.













Quer ver mais fotos desse projeto, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário