segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Escadas: você nunca sabe quando elas podem salvar sua vida

Mesmo que passem quase despercebidas no nosso dia-a-dia, em algum momento sua vida pode depender delas. As escadas são elementos obrigatórios e muito importantes para diversos tipos de edificações. No caso de qualquer problema, é fundamental que as pessoas possam ter acesso fácil e seguro ao ambiente externo e é esse o papel delas. Para que você tenha todas as informações sobre O tipo e número de escadas para cada tipo de edificação acesse a Instrução Normativa do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina clique aqui.

A arquiteta Aliessa Sabadin, do Osvaldo Segundo Arquitetos Associados, explica que todas as escadas, independentemente do tipo no qual se encaixam, precisam ter degraus e patamares revestidos por materiais incombustíveis e antiderrapantes. “Elas também precisam ter corrimãos contínuos nos dois lados e um guarda-corpo com alguma mínima de 1,10m”, completa.

“Questões de acessibilidade encontradas na NBR 9050 também precisam estar contempladas nos projetos das escadas. Quando as rotas de fuga incorporarem escadas de emergência, por exemplo, devem ser previstas áreas de resgate com espaço reservado e demarcado para o posicionamento de pessoas de cadeiras de rodas”, saliente a arquiteta.

Aliessa explica quais são os tipos de escadas para cada edificação.

Escada comum (E)
Devem ser construídas em concreto armado ou material de equivalente resistência ao fogo (cerca de duas horas). São admitidos degraus e leque.


Escada Protegida (EP)
Devem ser construídas por paredes resistentes ao fogo por no mínimo duas horas ou a escada deve estar situada em paredes cegas, que não possuam risco de ser atingidas por uma fonte de calor. Devem ter portas resistentes ao fogo por no mínimo 30 minutos e possuir janelas com ventilação permanente, abrindo para o espaço livre exterior ou dutos de ventilação. Não são permitidos degraus em leque.


Escada Enclausurada (EE)
Devem iniciar no último pavimento útil e acabar no pavimento de descarga, mantendo continuidade de enclausuramento até a saída, se ela tiver a maior distância que quatro metros da escada. As paredes devem ser resistentes por duas horas e necessita de ante-câmara ventilada por dutos de entrada de ar. As portas de acesso devem ser do tipo corta-fogo e também não admitidos degraus em leque.


Escada Enclausurada a Prova de Fumaça (EEP)
Devem iniciar no último pavimento útil e acabar no pavimento de descarga, mantendo continuidade de enclausuramento até a saída, se esta tiver a maior distância que quatro metros da escada. As paredes devem ser resistentes por quatro horas e necessita de ante-câmara ventilada por dutos de entrada e saída de ar.

Nas edificações com mais de 20 pavimentos, deverá existir ainda pelo menos um elevador de emergência que possua parede resistente ao fogo por 4 horas. Este elevador deve ter abertura para dentro da ante-câmara.


Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - OSA

Um comentário:

  1. É CONVENIENTE INCLUIR AS ESCADAS ENCLAUSURADAS COM ACESSO POR ANTECAMARAS TIPO BALCAO SACADA OU ASSEMELHADOS

    ResponderExcluir