segunda-feira, 28 de maio de 2012

Como pintar paredes


Com o inverno se aproximando, vem também a vontade de mudar. Para muitos trocar mantas, almofadas e cortinas é o suficiente, mas há aqueles que querem um visual ainda mais aconchegante para a casa durante a estação. Entre as opções está a pintura da parede.

Na hora de decidir a cor, é importante escolher bem o material que será utilizado. Outra dica é preparar bem a parede. Erros na preparação da superfície que receberá a tinta pode desencadear problemas como formação de manchas esbranquiçadas devido ao reboco úmido, manchas causadas pela reação da tinta com o cal e pelo cimento do reboco, a pintura e o reboco podem se soltar ou ainda pode haver descascamento, formação de bolhas, aparecimento de manchas, fissuras e trincas.

Em ambientes internos podem ser aplicados os três tipos de tinta látex - Econômica, Standard e Premium. O acabamento - fosco, acetinado ou brilhante - depende do usuário, mas tintas brilhantes são, em geral, mais resistentes. A dica é conferir no rótulo da lata informações sobre indicação de aplicação, preparação da superfície e tipo de tinta, além da data de validade.
Pincéis e trinchas são usados para recortes e acabamentos e têm numeração indicando diâmetro ou largura. Ao escolher, dobre as cerdas. Se voltarem à posição inicial, os fios não se soltarão durante a pintura. Para áreas grandes, use rolos, de lã de carneiro ou sintética. Para acabamento, use rolos de lã de pelo curto. Ao escolher, aperte com força. Eles devem voltar à posição inicial. Umedeça-os levemente em água antes do uso.

Para calcular a quantidade de tinta
Para calcular a quantidade de tinta, é preciso saber a taxa de cobrimento, informada no rótulo da lata. Normalmente, o rendimento gira em torno de 40 m²/demão/galão. Ou seja, um galão de 3,6 litros cobre, com uma demão, 40 m² de parede. Para saber o tamanho da área a ser pintada, multiplique a altura pela largura de cada parede e some os resultados. No entanto, para não haver desperdício, a dica é calcular os elementos que não serão pintados, como portas e janelas.

Sala = 5m x 4 m
Pé-direito = 3 m

Para calcular a área total das paredes:



AT = (A parede 1 x C parede 1)
+ (A parede 2 x C parede 2) +
(A parede 3 x C parede 3) + (A
parede 4 x C parede 4)

Sendo que:
AT = área total
A = altura
C = comprimento

AT = (3 x 5) + (3 x 5) + (3 x 4) + (3 x 4)
AT = 54 m²

Descontando os elementos que não serão pintados:

Área da porta de entrada:
0,60 m x 2,10 m = 1,26 m²

Área da porta da varanda:
1 m x 2,10 m = 2,10 m²

Área a ser descontada:
3,36 m²

Logo:
Área a ser pintada = 54 m² - 3,36 m²
Área a ser pintada = 50,64 m²

Considerando duas demãos, é preciso tinta suficiente para cobrir 101,28 m² de parede. Para calcular quantos galões serão necessários, vamos considerar que cada galão cobre 40 m². A conta a ser feita é uma regra de três simples.

1 galão = 40 m²
x galões = 101,28 m²
40 x = 101,28
x = 101,28/40
x = 2,5 galões

Fonte: Revista Equipe de Obra

Acesse esse link para ver a matéria feita pela jornalista Juliana Martins, para a Revista Equipe de Obra

 Fonte: Melz Assessoria de imprensa - OSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário