sexta-feira, 25 de maio de 2012

Projetos que inspiram nossos projetos


Experimentar ambientes novos e sair do lugar comum em que costumamos estar amplia o conhecimento e repertório, e com isso, compartilhamos o nosso olhar sobre o novo. Para um arquiteto, viajar é sempre um momento para ter a oportunidade de observar e analisar tudo o que se percebe de diferente e de interessante. Ver o trabalho de outros profissionais, comparar o antigo com o novo, estar perto de construções históricas e de edifícios ícones e símbolos da arquitetura. Tudo isso é importante para trazer aos trabalhos futuros cada uma dessas referências.

No “Projetos que inspiram nossos projetos” de hoje, um pouco de tudo o que uma viagem pode trazer de inspiração.

Gaudí, Barcelona. O simbolismo da Sagrada Família e a funcionalidade, inovação e os cuidados com os detalhes na casa Batló e na La Pedrera, em Barcelona.

Casa Milá (La Pedrera)

Sagrada Família

Casa Batló

Nas ruas também é possível encontrar um pouco de inspiração. A arte urbana é um motivo a mais para andar atento pelas ruas da Europa. Abaixo a comumicação urbana de uma praça em Lambrate, Milão, e, um mosaico de Miró nas Ramblas em Barcelona.



Praia com acessibilidade a portadores de deficiência física. Infraestrutura de sanitários, restaurantes e comércio integrada a praia e não interferindo na paisagem natural. A praia de Barceloneta apresenta um interessante mobiliário urbano além da acessibilidade do desenho universal.


Edifícios ícones urbanos e da arquitetura contemporânea se tornam referências e até símbolos de uma cidade. A Torre Agbar, que se destaca na paisagem de Barcelona, pode causar em um primeiro momento certo contraste, mas hoje é considerado um dos novos símbolos da contemporaneidade de Barcelona.

Torre Agbar - Barcelona

Edif. Telefônica e Edif. Forum, Barcelona

Obra de arte na fachada de um prédio em Paris, uma forma de generosidade urbana.

O La Defense é uma área em Paris que conta com prédio altos, bem diferente da imagem histórica que se tem da cidade.


O Pavilhão Barcelona é um edifício ícone e símbolo da arquitetura moderna. Foi projetado por Mies Van der Rohe em 1929.





Mobiliário Urbano
Cadeiras fixas em Barcelona

Cadeiras soltas no Jardim de Luxemburgo em Paris.


O Museu Enzo Ferrari, em Modena, é um dos edifícios, no meu ponto de vista, mais interessantes. A estrutura metálica amarela de vidro chama a atenção na paisagem ao lado da casa com alto valor histórico em tijolos aparentes. Do lado de fora o contraste se destaca. Já no lado de dentro, o branco e a luz intensa deixam em evidência os carros em exposição, mas também o edifício, que se revela na única ampla abertura e que devido a inclinação do piso da edificação nova, deixa-o em posição de destaque.



Veja mais imagens e comentários clicando aqui

Fonte: Melz Assessoria de imprensa - OSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário