segunda-feira, 4 de julho de 2011

Projetos que inspiram os nossos projetos – obras do escritório Fosters and Partners

Segunda-feira, você já sabe, é dia de Projetos que inspiram os nossos projetos aqui no blog do Osvaldo Segundo Arquitetos Associados. Os deslumbrantes projetos de hoje são de inspiração do Argemiro de Oliveira, que trabalha conosco em Blumenau. As imagens foram feitas durante um intercâmbio onde ele conheceu obras do escritório Fosters and Partners, do arquiteto Norman Foster. “Ele é responsável por muitas das construções que estão redesenhando a paisagem da cidade com conceitos de sustentabilidade”.

O primeiro edifício é a sede principal da Swiss Re (30 St Mary Axe). Segundo Argemiro, é um edifício do futuro, pioneiro em Londres, onde o consumo de energia chega a ser 40% menor do que em outras construções. “Um dos sistemas que colaboram para isso são os 5500 painéis de vidro que servem de paredes externas e aproveitam o máximo da luz solar”, explica. “Eles abrem automaticamente, aumentando o sistema de condicionamento de ar natural de acordo com o vento e com o sol”.


Outro exemplo trazido pelo arquiteto é a prefeitura de Londres que é o primeiro edifício da Grã-Bretanha que utiliza refrigeração a base de água. “O próprio desenho do prédio faz com que ele seja sua própria sombra, ao mesmo tempo em que aproveita toda a incidência do sol”, conta Argermiro. “Com isso há uma economia de até 75% no consumo de energia anual do prédio, em relação a uma construção semelhante que utilizasse aquecimento e ar-condicionado centrais”.


Por fim, Argemiro também destaca a renovação do Reichstag (cúpula do parlamento alemão, em Berlim). Ele diz que painéis solares são posicionados em boa parte da estrutura da cúpula e na parte superior, que é aberta. “Há a captação de água da chuva, que é tratada e usada em todas as instalações. Mesmo no inverno, a iluminação é tão eficiente através dos vidros e espelhos, que nos subsolos (sala do parlamento) praticamente não é necessário o uso de iluminação artificial”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário