terça-feira, 12 de julho de 2011

Projetos que inspiram os nossos projetos – novos edifícios em áreas históricas

A arquitetura é uma das principais expressões do homem e, portanto, marca o seu desenvolvimento. Não é difícil encontrar em cada cidade uma construção que revele um pouco da sua história, dos costumes que a permearam desde o seu surgimento. E é sobre as influências de novos edifícios nestas áreas de patrimônio histórico o nosso Projetos que inspiram os nossos projetos desta semana.

Osvaldo Segundo comenta que “através da arquitetura podemos estudar diversas culturas e civilizações em suas determinadas épocas, analisando seus costumes, crenças, valores e tecnologias disponíveis”. Exemplos clássicos disso são as pirâmides do Egito, o Coliseu e a Torre Eiffel, entre outros pontos tradicionais como palácios, templos, estações de esqui. Mas os tempos são outros e as construções também mudaram. “Intervir com novas obras em áreas ou terrenos com influência de patrimônio histórico é uma atividade de grande complexidade. Afinal, aquele patrimônio reflete uma época que não é a nossa, mas que deve ser respeitada”, afirma o arquiteto.

Na cidade onde fica o escritório, em Blumenau (SC), muito se discute sobre a melhor forma de valorizar a herança arquitetônica deixada pelos antepassados. “As perguntas que mais escutamos são: devemos construir da mesma forma e estilo como eles construíram, negando totalmente a tecnologia e os materiais que temos hoje em dia? Ou será que devemos manter o mesmo estilo, apenas com essas novidades tecnológicas?”, lembra Osvaldo, que comenta que há também os que defendem uma modernização completa, sem a busca de referências históricas.

“Não temos dúvida que os patrimônios históricos legítimos devem ser preservados, até com novos usos que garantam sua manutenção e divulgação”, comenta o arquiteto.

Ele foi até a Europa, um continente reconhecido pela preservação de seus patrimônios históricos, buscar referências de como construir preservando e respeitando o passado sem negar a nossa cultura atual. “Se as nossas roupas, a nossa alimentação e o nosso estilo de vida é diferente, não temos porque construir igual. Mas não podemos esquecer o que já foi feito”, destaca.

Acesso a estacionamento subterrâneo. Arquitetura minimalista no centro da cidade austríaca de Dornbirn.


Áustria

Ara Pacis Museum – Projeto de Richard Meier em Roma, muito próximo do centro histórico e do Vaticano.

Áustria – anexo em edificação histórica, revelando claramente duas épocas.

MAXXI Museum – Museu de arte do Sec. XXI – Projeto de Zaha Hadid em Roma

No Brasil, esta preocupação também é histórica. Lúcio Costa, ao comentar um hotel modernista projetado por Oscar Niemayer em Ouro Petro, disse que “a boa arquitetura de um determinado período vai sempre bem com a de qualquer período anterior, o que não combina com coisa alguma é a falta de arquitetura. É a presença do novo que, por contraste, faz a vetustez ganhar profundidade".


Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - OSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário